Tamanho do Texto:

Pro Matre Paulista 80 anos

Fundada em 1936, numa época em que a cidade de São Paulo contava com poucos hospitais, a Pro Matre Paulista surgiu da ideia de um grupo de médicos que necessitavam exercer suas atividades em uma maternidade especializada e que fosse destinada a atender as mulheres no período de gestação e primeiros meses do pós-parto. Era uma época em que o diferencial era o conhecimento do profissional, e muitos professores de renomadas universidades paulistas encararam o desafio e se juntaram para criar a Pro Matre Paulista. A construção da fase inicial do prédio da maternidade durou cerca de dois anos e teve sua inauguração no dia 4 de outubro de 1936. Naquele mesmo dia foi realizado o primeiro parto da Pro Matre Paulista. A criação da nova maternidade foi um marco na vida social de São Paulo, pois preencheu uma lacuna na assistência médica à mulher.

Em 1976, a Pro Matre Paulista passou de sociedade limitada à sociedade anônima S/A e a presença de novos quotistas trouxeram visão administrativa e novas modificações para as instalações.

Em 1979, a maternidade já reunia serviços como ultrassonografia e monitoramento do parto, UTI Neonatal moderna, exames de fenilcetonúria e hipotiroidismo, genética humana, laboratório e organização da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Em 1984 começou a informatização dos setores adquirindo os primeiros computadores. À medida que novas máquinas foram adquiridas, a Pro Matre Paulista adotou programas até chegar ao estágio de hoje com todos os setores vitais da maternidade computadorizados.

Em 2000 a totalidade das ações da Pro Matre Paulista S/A foi adquirido pelo grupo proprietário do Hospital e Maternidade Santa Joana S/A, dando início ao Grupo Santa Joana, o maior grupo de maternidades da América Latina que atualmente administra em São Paulo as maternidades Santa Joana e Pro Matre Paulista, e no Rio de Janeiro, as conceituadas maternidades Perinatal Laranjeiras e Perinatal Barra. Sob a gestão do Grupo Santa Joana, a Pro Matre Paulista ampliou e modernizou suas instalações, investindo em qualidade e segurança no atendimento as suas clientes. Foi criada uma UTI adulto em gestante, com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados. Foram equipadas unidades para o atendimento de gestação de alto risco e inaugurada a nova UTI neonatal, que hoje é referência internacional. Como incentivo ao parto normal, foram criadas as suítes para parto normal (LDR) que unem a tranquilidade de um quarto de casa, com a segurança de uma estrutura hospitalar de alta complexidade.

Em 2005 a Pro Matre obteve a primeira certificação junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Em 2008 foi inaugurado o novo centro cirúrgico com o Espaço Vida que proporciona às famílias, através de visores plasmáticos, a oportunidade de vivenciar o momento do nascimento.

Em 2015 recebeu o certificado da Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes selos de qualidade e segurança hospitalar. O compromisso com a segurança dos pacientes acompanha a tradição da Pro Matre. Mas, não bastava ter processos seguros e de qualidade. Era importante buscar o reconhecimento das principais entidades independentes nesse assunto.

Em 2016 a Pro Matre Paulista comemora 80 anos com tradição, segurança e qualidade.