Coronavírus
A COVID-19 ficou bastante conhecida no ano de 2020 por suas altas taxas de infecção, que acabou causando uma grande pandemia mundial. Por ser causada por um vírus facilmente transmitido, alguns cuidados são essenciais para que todos se mantenham seguros, ainda mais na gravidez.
Entre os principais sintomas da doença, estão:
A pessoa contaminada pode apresentar todos ou apenas uma parte dos sintomas, assim como também há a possibilidade de não apresentar nenhum, sendo chamada de assintomática. Existe risco para gestantes no primeiro trimestre de gestação e pós-parto, sendo mais perigoso em nascimentos prematuros.
Saiba mais sobre como o vírus pode afetar a gravidez baixando os infográficos disponíveis abaixo:
Prevenção
É possível prevenir e diminuir as chances de contágio do vírus com algumas atitudes simples a serem mudadas no dia a dia que podem ajudar a salvar você e sua família dos riscos que o vírus apresenta. Conheça algumas:
Manter a constante higiene das mãos com álcool gel ou água e sabão;
Cobrir a boca e nariz com o antebraço, não com as mãos, ao espirrar e tossir;
Sair de casa apenas se necessário;
Evitar lugares fechados e aglomerados;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Não tocar antes de limpar e desinfetar objetos e superfícies vinda de fora;
Higienizar a casa e os ambientes da maneira correta.
Caso você se contamine, é recomendado que fique 14 dias em total isolamento, até que o corpo elimine o vírus.
Baixe os infográficos abaixo para saber mais sobre cuidados em casa e no dia a dia.
Nem sempre há como trabalhar em casa, por isso é importante que os cuidados sejam tomados por quem sai de casa, como estar sempre de máscara e trocá-la a cada duas horas, fazer distanciamento social, não cumprimentar outras pessoas por contato físico, não compartilhar itens e realizar a limpeza dos materiais de escritório que usar, como computadores e teclados.
Tenha sempre um álcool em gel em mãos e use-o sempre que for levar as mãos ao rosto. Na hora de trocar de máscara, pegue pelas hastes e guarde em um local separado. Caso sejam descartáveis, jogue fora.
Tratamento
Até o momento, não há tratamento para o vírus, apenas para os sintomas que ele apresenta, mas já existem vacinas que serão oferecidas gradativamente para todos.