Aqui na Pro Matre, realizamos a avaliação da vitalidade fetal, para evitar complicações no final da gestação e ter certeza de que o bebê está bem. Feita geralmente a partir da 28ª semana de gestação, esta avaliação é indicada para todas as pacientes, especialmente em casos como:

  • Pré-eclâmpsia
  • Diabetes gestacional
  • Gemelaridade
  • Restrição de crescimento
  • Diminuição de movimentação fetal
  • Trombofilia

Nos casos de gestação de alto risco, a avaliação pode ser realizada semanalmente a partir da 34ª – 36ª semana de gestação ou com maior frequência, de acordo com a recomendação de seu médico. Quando a gravidez é de baixo risco, a frequência das avaliações deverá ser individualizada, a critério de seu obstetra.

A avaliação da Vitalidade pode evitar o óbito fetal ou sequelas no bebê, já que estuda a oxigenação do bebê. Um feto pouco oxigenado pode ter sequelas neurológicas, por exemplo. Com esse estudo, a equipe médica consegue definir a melhor época para o parto com segurança, evitando complicações para o bebê e para a mãe.

Por que realizar sua avaliação na Pro Matre?

Na Pro Matre, temos a vantagem de realizar o serviço em ambiente de Pronto-Atendimento, oferecendo segurança e agilidade para as nossas pacientes, especialmente em caso de alterações, se for necessária uma intervenção médica ou avaliação complementar. O médico ultrassonografista poderá encaminhar imediatamente para realização de outros exames, se julgar importante, sem grandes deslocamentos.

Este médico, que ao realizar a avaliação de vitalidade fetal também faz uma breve consulta com a paciente, é um obstetra que se especializou em medicina fetal. A equipe que realiza a avaliação é a mesma da Medicina Fetal da Pro Matre, que é renomada no Brasil e altamente especializada.

Embora o serviço seja realizado dentro do Pronto-Atendimento, conta com um espaço dedicado exclusivamente a essa avaliação, de forma que a gestante se sinta mais acolhida e confortável.

Outro benefício do nosso serviço é manter todo o histórico da paciente no mesmo sistema, assim a equipe poderá facilmente acessar os laudos anteriores em qualquer visita da gestante pela Pro Matre, podendo acompanhar a evolução do bebê nas últimas semanas da gestação.

Como é feita a avaliação?

Para realizar a avaliação de vitalidade fetal, não é necessário agendamento. A gestante pode chegar ao Pronto-Atendimento da Pro Matre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, onde passará por um fluxo exclusivo para este procedimento.

Inicialmente, a paciente realiza uma cardiotocografia, para acompanhar a frequência cardíaca do bebê e verificar se há contrações. Com isso, é possível avaliar o bem-estar fetal.

Depois, na sala ao lado, a gestante passará por consulta com um médico especializado em Obstetrícia e Medicina Fetal, onde realizará uma ultrassonografia obstétrica. Nesse exame, é feita a estimativa de peso fetal, avaliação da posição da placenta e seu grau de maturação, observação da movimentação fetal, volume de líquido amniótico e avaliação do fluxo sanguíneo com o estudo Doppler.

Com todos os resultados em mãos e após conversar com a gestante para identificação dos fatores de risco, o médico comunica o obstetra da paciente sobre os resultados. Se necessário, caso os exames estejam alterados, a paciente já é encaminhada imediatamente para avaliação complementar.

Ficou com alguma dúvida?

Clique aqui e fale conosco.

Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo