Para Mães
Dicas para as mães
A importância do autocuidado é indiscutível, ainda mais quando falamos em maternidade e saúde da criança ou do bebê. Você pode contar conosco para ajudar no seu cuidado durante toda a sua gestação. Conheça a Pro Matre e as nossas instalações!
Para te auxiliar, separamos algumas dicas sobre cada etapa da gravidez.
Primeiro trimestre
1º mês
Muita sonolência e vontade de urinar. Seios maiores e sensíveis que podem ficar doloridos, além dos enjoos.
2º mês
Pode ocorrer taquicardia e o ritmo intestinal diminui, podendo causar prisão de ventre. Alterações emocionais se intensificam.
3º mês
Enjôos diminuem, mas podem ocorrer infecções urinárias.
Segundo trimestre
4º mês
A barriga aparece mais e o apetite aumenta.
5º mês
Podem surgir estrias pelo corpo, é recomendada a visita a um dermatologista.
6º mês
Pode ocorrer azia e cãibras durante a noite. Além de dores na coluna por conta do aumento na barriga.
Terceiro trimestre
7º mês
Pernas e tornozelos começam a inchar por conta da retenção de líquidos. É recomendado o uso de meias elásticas para quem tem tendência a ter varizes.
8º mês
Além das dores na coluna, é comum que ocorra falta de ar por conta do útero que pressiona o diafragma e o estômago, então o ideal é que a gestante coma em pequenas porções.
9º mês
É mais confortável dormir de lado, pelo tamanho da barriga, e se preparar para o grande momento.
Para diminuir o desconforto
Para ajudar no desconforto, é recomendado deitar de lado e com um travesseiro entre as pernas, que auxilia no fluxo sanguíneo e de nutrientes para a placenta. É importante não se esforçar muito por conta da falta de ar. Evite longos períodos em pé para não piorar as dores nas pernas e use meias elásticas, conforme recomendação médica.
Alimentação é importante
O bebê absorve as vitaminas do que você come, por isso é importante se atentar a alimentação, até mesmo para minimizar as chances de anemia pós-parto. Uma boa dica é fracionar a quantidade de alimentos das refeições e comê-los a cada três horas.
Alimentação é importante
Sexualidade na gravidez
A gravidez é um momento da vida, não uma limitação. Sua sexualidade não precisa deixar de existir. Afinal, o corpo fica mais propenso a essa prática durante a gestação. Algumas pessoas têm o receio de machucar a criança, porém se não há contraindicação do médico, as relações sexuais estão permitidas.