Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos

O Grupo Santa Joana, que dirige a Pro Matre Paulista, venceu em junho o Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos. A iniciativa recebeu inscrições de 85 instituições de saúde do continente, classificou cinco finalistas e premiou apenas duas do Brasil.

O Prêmio é concebido como uma plataforma de reconhecimento, distinção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para melhorar a segurança dos pacientes. A premiação ao Grupo Santa Joana é o capítulo mais recente de uma história de sucesso construída nos últimos anos.

Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura. A frase refere-se ao primeiro desafio global na área da Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde, estabelecido em 2005, com o objetivo de promover a sensibilização para a necessidade de combate às infecções associadas aos cuidados de saúde. Alinhado a esse objetivo, o Grupo Santa Joana desenvolveu e implantou suas estratégias de Higienização das Mãos, e tem colhido resultados expressivos no dia a dia tanto do Hospital e Maternidade Santa Joana quanto da Pro Matre Paulista.

Em junho, as duas maternidades receberam a visita do Dr. Didier Pittet, presidente da Comissão Avaliadora do Prêmio. “A avaliação, nas duas instituições, foi feita com base em cinco grandes etapas: mudança de sistema; formação e educação; avaliação e retroinformação; lembretes no local de trabalho; clima institucional seguro para higiene das mãos”, comenta a enfermeira Tatiane Teixeira Rodrigues, coordenadora do Grupo de Higienização das Mãos.

As ações contínuas de higienização das mãos do Santa Joana e da Pro Matre Paulista é uma das muitas faces do extenso trabalho desenvolvido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, presidida pela infectologista Dra. Rosana Richtmann, em interação permanente com os demais serviços. “Para atingir os resultados positivos que obtivemos nos últimos anos, contamos com o engajamento de um  grupo multidisciplinar de higiene das mãos multidisciplinar e o empenho de todos colaboradores  da instituição, acrescenta Tatiane. “Este reconhecimento, portanto, deve ser celebrado por todos, nas duas instituições”, conclui a coordenadora.

 


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo