É saudável fazer dieta depois do parto: mito ou verdade?
É um mito. Logo depois do parto, é comum que a nova mamãe fique mais ansiosa para retomar a forma física anterior à gravidez. Os médicos não recomendam fazer dieta enquanto ela estiver amamentando. O retorno ao peso habitual deve acontecer normalmente com a amamentação – se a mamãe não abusar na alimentação.
Qualquer restrição alimentar pode significar a falta de nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê. “Nessa fase, o corpo da mãe gasta de 600 a 800 calorias por dia para produzir o leite. Por isso, a dieta é a própria amamentação. Se a gente tem uma dieta de 2.000 calorias, ela gasta as 800 calorias e fica com um aproveitamento de apenas 1.200 calorias; não deve restringir mais ainda”, explica a enfermeira Thalita Halasc.
Depois do sexto mês de vida do bebê, momento em que a criança começa a ingerir alimentos sólidos, a mamãe pode voltar a controlar o peso com dietas. Antes dessa data, ela deve continuar com a dieta saudável da gestação e com a atividade física (após o período de quarentena).