Dia Mundial da Amamentação: por que uma data especial para o tema?
Desde 1992, o dia 1º de agosto é conhecido como o Dia Mundial da Amamentação. A iniciativa de estabelecer uma data para lembrar e refletir sobre o tema foi da Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, conhecida internacionalmente como WABA (World Alliance for Breastfeeding Action). A primeira semana de agosto marca a Semana Mundial de Aleitamento Materno, é celebrada em cerca de 120 países e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da Unicef.
Por que é importante ter uma data especial para informar, debater e refletir sobre esse tema? Iniciativas como a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Dia Mundial da Amamentação são essenciais para garantir a conscientização da sociedade sobre essa questão. Além disso, é importante investir em campanhas que acabem com mitos como o do “leite fraco” e de que o “leite materno não acaba com a sede da criança”, ajudando, assim, a realizar a amamentação da maneira adequada. Todos os anos, a WABA define um tema para a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Neste ano, o assunto debatido será sustentabilidade.
A Pro Matre Paulista apoia e incentiva o aleitamento materno e, todos os anos, desenvolve ações especialmente voltadas à amamentação em agosto. No dia 23, a instituição promove a “Mesa Redonda: segredos e desafios da amamentação”, com especialistas da instituição e a participação de formadoras de opinião do tema. Veja as informações na ilustração acima. Participe! Inscreva-se pelo site.
Ao longo de todo mês de agosto, o blog Mitos & Verdades, da Pro Matre Paulista, será inteiramente dedicado ao assunto. Acompanhe!