Enjoos podem levar gestante a ficar internada: mito ou verdade?
Verdade. Esse não é um problema muito frequente, pois atinge cerca de 5% das mulheres grávidas, mas a chamada hiperemese gravídica é uma complicação dos habituais enjoos da gravidez. Quando a mulher sente náuseas permanente e os vômitos se repetem após todas as refeições, normalmente esta condição é identificada como hiperemese gravídica.
“Em geral, não há complicações para o bebê nesses casos, mas muitas vezes a mulher precisa ser internada para evitar desidratação e para garantir uma nutrição adequada”, comenta Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra da Pro Matre Paulista.
As causas da hiperemese gravídica não são exatas. A doença pode estar associada a fatores emocionais, psicossociais e fisiológicos e manifesta-se no primeiro trimestre da gestação, momento em que acontece a formação do feto. A complicação também está ligada às alterações hormonais, a problemas no sistema imunológico e ao relaxamento da musculatura do estômago. Normalmente, depois desse período, as náuseas e vômitos desaparecem ou restringem-se bastante.
Se acontecer com você, procure seu obstetra. A Pro Matre Paulista dispõe de um serviço de pronto atendimento para atender casos como esse.
Leia também sobre nossa Unidade de Terapia Semi-intensa.