Planejamento Familiar e Aconselhamento Genético
Entenda como a Pro Matre pode te auxiliar durante esse momento
A Pro Matre é uma maternidade exclusiva com mais de 80 anos de história. O nosso foco é o bem-estar e a saúde da mulher em qualquer fase de sua vida, por isso contamos com um núcleo focado em Planejamento Familiar e Aconselhamento Genético, direcionado para mulheres que já estão grávidas e para aquelas que desejam engravidar ou que tenham histórico de gestações de alto risco em sua família ou abortos de repetição, por exemplo.
Planejamento Familiar e Aconselhamento Genético
Dúvidas frequentes
Quem deve fazer uma consulta de aconselhamento genético?
O aconselhamento genético é benéfico para todo casal que deseja ter um bebê, especialmente diante de certas situações, como:
- Caso a mulher tenha mais de 35 anos;
- Se há histórico familiar de membros da família que apresentaram má formação ou atraso no desenvolvimento;
- Se existe parentesco de primeiro grau entre os pais;
- Se a mulher teve abortos durante outras gestações;
- Se a mulher tiver passado por tratamentos de quimioterapia ou possui doenças prévias como diabetes ou epilepsia;
- Caso a mulher tenha ingerido drogas ou álcool durante a gestação;
- Se houver grandes preocupações sobre as chances de ter um bebê com malformações ou desordem genética e o casal sentir a necessidade de realizar testes genéticos.
Quais são as etapas de um aconselhamento genético?
O aconselhamento genético acontece em três etapas principais:
Anamnese: nessa etapa, os pais preenchem um questionário contendo questões relacionadas a presença de doenças hereditárias, problemas relacionados ao período pré ou pós natal, histórico de atraso mental, histórico de aborto e presença de relacionamento entre parentes.
Exames físicos, psicológicos e laboratoriais: o médico realiza uma série de análises para verificar se há alguma alteração física que possa estar relacionada com a genética. Podem ser solicitados testes moleculares, como o sequenciamento e exames para identificar alterações no material genético dos pacientes.
Elaboração de hipóteses diagnósticas: a última etapa é feita com base nos resultados dos exames físicos e laboratoriais e análise do questionário e sequenciamento. Com isso, o médico pode informar aos pais se eles possuem alguma alteração genética que possa ser passada às próximas gerações.
Como é feito o mapeamento genético?
O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos e os resultados são devolvidos ao médico que solicitou o mapeamento para análise dos resultados.
Em que momento devo fazer o aconselhamento genético?
O aconselhamento genético pode ser feito durante o pré-natal e é indicado principalmente em caso de gravidez com idade avançada, em mulheres que possuam doenças que podem afetar o desenvolvimento do bebê e em casais com laços familiares, como primos, por exemplo.