Planejamento familiar: qual a importância, o que é e como fazer?

Já parou para pensar em qual é a importância do planejamento familiar antes de ter filhos? Com base na lei 9.263/1996, há um conjunto de ações que visam regular a fecundidade, incluindo os direitos e deveres dos cidadãos que querem constituir uma família.

O propósito dessa legislação é instruir sobre os métodos contraceptivos, a prevenção à gravidez não planejada e, ainda, a escolha de ter filhos ou não. Já para os casais que desejam se tornar pais, isso diz respeito à organização prévia à chegada dos filhos. 

Os serviços de saúde fazem parte desse planejamento, inclusive divulgando informações sobre os métodos de contracepção mais eficazes e seguros. Em paralelo, propiciam o acompanhamento da equipe médica para orientar sobre a vida sexual segura e saudável. 

Adicionalmente, esse plano tem um papel importante no aconselhamento genético, pois promove o bem-estar físico e mental de mulheres e homens que serão pais. Por exemplo, pode-se descobrir certas doenças que tendem a afetar o desenvolvimento do bebê, sabia?

Enfim, se você quer entender melhor qual o objetivo do planejamento familiar e sua relevância, siga conosco!

Afinal, qual a importância do planejamento familiar?

Muito além da simples orientação, o planejamento familiar é focado na “atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde”. Por sinal, isso se aplica àqueles que querem ter filhos ou preferem evitar a concepção.

Nessa perspectiva, podem surgir dúvidas como: “qual a importância do planejamento familiar para os jovens”? Especialmente na juventude, a assistência aborda os métodos contraceptivos e dialoga sobre uma experiência saudável, tanto sexual, quanto reprodutiva. 

A orientação adequada visa mitigar as consequências da prática sexual insegura, sejam elas biológicas, psicológicas ou sociais. Sendo assim, indica-se que os jovens participem dos serviços de planejamento, antes da ocorrência ou recorrência de gravidez, para que tenham conhecimento sobre a prevenção e a organização. 

Todos têm benefícios ao conceber no momento adequado, visto que podem aproveitar cada etapa da vida com muito mais qualidade e saúde. Por falar nisso, o planejamento familiar é vital para a manutenção da saúde física e mental dos envolvidos, incluindo os futuros filhos. 

Leia mais: mulheres que engravidam acidentalmente ficam mais ansiosas?

5 dicas de como fazer um planejamento familiar

Um bom planejamento engloba não somente os aspectos da gravidez e métodos contraceptivos, como também as questões financeiras. Isso auxilia na organização de despesas e, ainda, contribui para a saúde psicológica. Dito isso, vamos às dicas!

1. Converse com seu parceiro

Em primeiro lugar, converse com seu parceiro sobre as projeções para o futuro e, em especial, se há a intenção de ter filhos. Esse diálogo ajuda a identificar os pontos em comum do casal para entender o interesse de ambos na concepção. 

Conversem sobre a ideia de ter filhos, quando pretendem fazê-lo e se estão preparados para ser pais. Por outro lado, caso prefiram evitar a concepção, discutam sobre os métodos contraceptivos e, em seguida, busquem as ações de saúde do planejamento familiar.

2. Procure uma equipe de saúde de confiança

A segunda dica é buscar a orientação profissional. A propósito, essa equipe médica tem o papel de trazer as informações sobre o planejamento esperado, bem como indicar os tratamentos possíveis e necessários para atingir os objetivos definidos. 

Lembrando que, para cada cenário, alguns aspectos devem ser considerados:

  • quando o casal opta por não conceber: o profissional indicará o método contraceptivo que trará os menores impactos à saúde da mulher e do homem;
  • se há o propósito da gravidez: a equipe médica pedirá exames para verificar eventuais riscos para a gestação, a fim de indicar os devidos tratamentos;
  • em caso de busca pela esterilização: para quem quer fazer laqueadura ou vasectomia, o profissional explicará os riscos, complicações e efeitos da decisão. 

3. Cuide da saúde sexual e reprodutiva

Os cuidados à saúde são fundamentais para quem busca saber qual é a importância do planejamento familiar, em termos de bem-estar físico e mental. Nessa linha, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde sexual como um dos pilares da qualidade de vida. 

Para exemplificar, podemos citar a relevância dos órgãos reprodutores saudáveis, que estão relacionados aos processos hormonais que são vitais para o organismo. Ou seja, quanto eles estão em equilíbrio, isso diminui os impactos à saúde física e psicológica. 

Outro ponto de atenção está nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que podem ser prevenidas com o uso de camisinha, um dos principais métodos contraceptivos. Segundo o Ministério da Saúde, esses são alguns exemplos de ISTs: 

  • herpes genital;
  • HPV;
  • sífilis.

4. Tenha um planejamento familiar financeiro

Por último, mas não menos importante, o planejamento financeiro deve ser feito por quem pretende ter filhos. Em linhas gerais, há diversas despesas com as crianças, desde o momento em que são concebidas, passando pelo desenvolvimento e a educação formal.

Uma boa organização financeira, prévia à gravidez, pode proporcionar uma gestação mais tranquila, assim como abrirá caminho para uma chegada do bebê calma e agradável.

5. Faça o acompanhamento do pré-natal

O acompanhamento médico deve começar antes da gravidez e continuar durante o período gestacional, por meio da assistência pré-natal. Nesse ponto, é essencial ter o envolvimento do futuro pai em todo o processo de gravidez, parto, pós-parto e desenvolvimento infantil.

Para garantir a saúde da mãe e da criança, o pré-natal deve ser seguido à risca. Nesse sentido, o planejamento familiar envolve as consultas e visitas programadas ao médico, além de prepará-los para as mudanças previstas dali para frente. Todo esse cuidado ajuda a garantir a saúde de todos, principalmente do bebê que está por vir. E, por falar em cuidado, já pensou na Maternidade que receberá o novo integrante da família com toda atenção e segurança? Faça um tour virtual pela Pro Matre hoje mesmo!


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo