O bebê pode mamar depois dos seis meses: mito ou verdade?
É verdade. Até os seis primeiros meses de vida, o leite materno é o melhor alimento que existe para o bebê, pois contém todos os nutrientes e outras substâncias que a criança irá precisar. Depois dessa idade, a alimentação exclusiva de leite materno já não é mais indicada, embora o bebê possa continuar ingerindo esse alimento. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, Dra. Clery Bernardi Galacci, neonatologista, explica por que isso acontece.
“O que se recomenda é leite materno exclusivo nos seis primeiros meses, a partir desse período começa a ingestão de outros alimentos e você pode manter o aleitamento até o final do segundo ano de vida se quiser. A partir daí, a criança já entra em uma nova fase do desenvolvimento, que chamamos de Primeira Infância. Ela sai da fase oral, do ponto de vista psicológico, para a fase anal. Então, o ato de sugar já não importa tanto para essa fase”, esclarece.
Nessa nova etapa do desenvolvimento do pequeno, o leite materno já não é mais suficiente para suprir as necessidades nutricionais dela. As consultas ao pediatra são imprescindíveis para verificar a saúde do seu filho.