Homens podem ter depressão pós-parto?
Embora não seja tão frequente, a depressão pós-parto em homens também pode ocorrer. Diferentemente das mulheres, que a oscilação do humor é causada, na maioria das vezes, por alterações fisiológicas, a ocorrência nos pais está ligada a questões situacionais e psicológicas.
O homem pode sentir certo isolamento após o nascimento do bebê. Como toda atenção é geralmente direcionada ao recém-nascido, alguns pais podem se sentir rejeitados. O afastamento sexual do casal pode ser uma das fontes dessa sensação. “Por ação hormonal, a mulher tem sua libido adormecida durante a fase de amamentação”, comenta Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra da Pro Matre Paulista.
A participação do pai no período pré-natal pode agravar essa situação. “Hoje, o home participa ativamente do pré-natal, criando uma parceria estreita entre o casal ao longo da gravidez. Quando o bebê nasce e a mulher se foca quase exclusivamente no recém-nascido, muitas vezes o homem se sente ‘alijado’ desse momento”, completa o doutor.
Se o sentimento de não pertencimento aparecer, é importante que o homem manifeste esse desconforto, buscando retomar o diálogo e o sentido de parceria com a mulher. Para reaproximar o casal, é recomendável que ele se envolva nas tarefas diárias e ajude a mulher nos cuidados com o bebê.