Cuidado com a depressão pós-parto na gravidez gemelar

A gravidez de gêmeos exige cuidados em dobro com as crianças e isso pode ser motivo de ansiedade e estresse para a nova mamãe. A depressão pós-parto é uma reação bastante comum para essa nova rotina. Uma vez que os bebês se tornam o foco exclusivo das atenções, é fundamental dar assistência também à gestante, antes e após a gravidez.

Mães que deram a luz a gêmeos tem menos chance de ter depressão pós-parto?

Isso é um mito. Estudos indicam que a gestante que espera gêmeos tem 43% mais de chance de ter depressão pós-parto. As maiores alterações hormonais e a nova rotina são as principais causa dessa doença.

É preciso dar um maior apoio à gestante que espera gêmeos?

Sim. Devemos enfatizar que o apoio dos familiares, amigos e companheiro é fundamental para qualquer mãe, principalmente, se ela tiver gêmeos. Essas pessoas podem dividir os cuidados com os bebês e com a casa e também podem dar apoio moral.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas são a dependência excessiva da própria mãe e do parceiro; o sentimento de incapacidade para assumir o papel de mãe; dificuldade de cuidar do bebê; isolamento e choro excessivo. Esses sintomas podem variar muito de mulher para mulher. Por isso, qualquer alteração emocional deve ser observada atentamente.

Se você perceber que está enfrentando esse tipo de dificuldade, procure imediatamente um médico. Os parentes e amigos devem ficar atentos para os possíveis desequilíbrios emocionais da nova mãe.

Fonte: Terra

Leia a matéria original aqui.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo