Dia da Criança Especial – A importância da inclusão na sociedade
A importância da família no processo de inclusão
Para que se possa construir uma sociedade inclusiva é preciso de toda uma mudança no pensamento das pessoas e na estrutura social. Mas o primeiro passo para aceitação deve começar pela própria família. É dentro do âmbito familiar que aprendemos a nos relacionar com os outros, entendendo as diferenças, diversidades e limitações de cada um. A inclusão começa a ser construída em casa, pois as pessoas com deficiência e sua família são os principais agentes para que esta aconteça.
Inclusão: sinônimo de autonomia e o desenvolvimento intelectual
Além do ambiente doméstico, o acesso à escola regular é uma ferramenta social importante. Ela terá que estar preparada para acolher o novo aluno, dispondo de um auxiliar de inclusão (profissional que ajuda na inclusão, auxiliando a criança em suas dificuldades) entre outras ações. Esse espaço propicia a interação das crianças e ajuda na construção de laços com pessoas fora das suas famílias.
Esse meio também pode ensinar a criança com necessidades especiais a se tornarem autônomos, ajudando em seu desenvolvimento intelectual, elemento fundamental para a construção de sua autoestima. Assim, ela vai estar mais motivada aos estudos e também nas demais áreas da sua vida.
Um espaço inclusivo beneficia a todos
Através do processo de inclusão, todos se beneficiam: crianças com necessidades especiais aprendem a conviver e lidar com um novo ambiente, fora do círculo familiar, ao qual estão acostumados, enquanto as demais crianças aprendem a reconhecer e valorizar as diferenças.
Transformar a escola em um espaço inclusivo significa contribuir para que todos tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades, buscar suas aspirações e crescer nutrindo valores de respeito ao outro e às diferenças.