É preciso manter uma rotina de visitas ao pediatra durante a infância: mito ou verdade?
É verdade. O pediatra não é só responsável por verificar se a saúde do seu filho corresponde aos padrões normais de desenvolvimento, mas também por tratar e prevenir possíveis fatores que prejudiquem esse crescimento. No último post da série “Crescimento”, o Dr. Heiki Mori, neonatologista da Pro Matre Paulista aborda a rotina de visitas a esse profissional durante a infância.
A primeira visita ao pediatra deve acontecer em, no máximo, uma semana após a alta da maternidade. Se o bebê for prematuro, ele deve ser avaliado antes desse prazo. As demais consultas devem ser retomadas após 15 dias, e, depois disso, devem ser mensais até que a criança complete um ano.
A partir do segundo ano, é importante voltar ao consultório médico a cada dois meses. Esse intervalo aumenta para três meses até o final do quarto ano. A partir de então, dos cinco aos dez anos, você pode levar a criança apenas uma vez ao ano para consultar o doutor. Garanta uma infância saudável para seu filho; obedeça essa rotina!