É verdade que a mulher não engravida quanto está amamentando?
Muitas mulheres acreditam que, após o parto, podem fazer sexo sem usar qualquer método contraceptivo, pois não irão engravidar. Isso é um mito. Embora o nível de prolactina – hormônio relacionado com a produção de leite materno – possa dificultar uma nova gestação, os especialistas não sabem explicitar até que ponto isso acontece.
Se o casal não pretende ter outro filho em breve, o mais indicado é começar a usar um contraceptivo a partir de 30 ou 40 dias após o parto. Não há qualquer tipo de restrição contra a camisinha (masculina ou feminina) ou o DIU, que pode ser colocado a partir do segundo mês depois do nascimento do bebê. Além de evitar a gravidez indesejada, a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.
Para o diafragma, o mais adequado é passar a usá-lo após a retomada dos ciclos menstruais, quando a vagina voltou ao seu tamanho e lubrificação normais. Nesse caso, o ginecologista deve adotar uma medida especial.
A mulher deve ter cuidado redobrado antes de usar a pílula e outros métodos que envolvem hormônios. Os anticoncepcionais mais indicados são de progesterona, pois não interferem na amamentação. Já as pílulas de estrogênio, não devem ser ingeridas. Antes de adotar qualquer um desses métodos, consulte um especialista e esclareça todas as suas dúvidas.