Devo ir ver o bebê toda vez que ele fizer algum barulho à noite: mito ou verdade?
Isso é um mito. Depois do nascimento de seu filho, a nova mamãe tem os cinco sentidos aguçados. No pós-parto, qualquer barulho que ela escuta durante a madrugada é motivo para uma preocupação excessiva. Na série “Sexto sentido de mãe”, Flávia Carnielli, psicóloga da Pro Matre Paulista explica o que fazer nessa situação.
Durante a noite, a capacidade de perceber os sons do recém-nascido torna-se ainda maior. “Essa habilidade permite que uma mãe escute o choro do bebê mesmo de longe, quando ninguém mais ouve”, comenta a psicóloga, em consultoria para o Portal Vida 10. Isso acontece porque, na memória ancestral de nossa espécie, registramos que os nossos filhotes ficam mais vulneráveis e correm mais riscos nesse período.
Se você acorda naturalmente de madrugada, pode levantar para verificar se seu pequeno está bem. Faça isso silenciosamente. Se ele não estiver acordado, não o pegue no colo. Aos poucos, você aprenderá a reconhecer os sons do seu filho que requerem a sua presença e os ruídos normais que ele faz enquanto dorme.
Leia a matéria original, aqui.
Fonte: Portal Vida 10