Amamentação é o método contraceptivo natural: mito ou verdade?
Isso é um mito. A vida sexual do casal pode ser retomada trinta dias depois do parto. Ao contrário do que algumas mulheres acreditam, os hormônios liberados na fase de amamentação não são suficientes para evitar uma nova gravidez. No último post da série “A vida sexual na gestação”, a Dra. Vera Delascio, obstetra da Pro Matre Paulista, dá dicas de como evitar uma nova gestação.
“A prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite no organismo feminino, inibe a gravidez, mas não se sabe até que ponto”, enfatiza a obstetra. Cuidados com a contracepção devem ser retomados sessenta dias após o parto.
A lactante não pode usar qualquer método anticoncepcional, especialmente se ele contiver hormônios. Os métodos mecânicos – camisinha masculina, camisinha feminina, diafragma, DIU – estão liberados. É preciso ter uma atenção redobrada para as pílulas anticoncepcionais. A lactante não pode tomar aquelas que contenham estrógeno na composição, pois essa substância é passada pelo leite, causando um desequilíbrio hormonal no bebê.