Gêmeos: uma alegre bagunça
Na série desta semana, “Gêmeos”,vimos os desafios de se ter um filho “em dobro”, ou seja, gêmeos. As informações e o conteúdo original desta série foram publicados no Anuário Caras do Bebê, produzido por profissionais da Pro Matre Paulista.
Vencendo o desafio inicial da amamentação – como acontece habitualmente com a maioria das mães – é plenamente possível à mãe de gêmeos amamentar os dois bebês, estabelecendo uma dinâmica ideal. “Com isso, os bebês ganham muitos benefícios que o aleitamento materno trás, ajudando os bebês a se recuperarem na curva de crescimento”, aponta Edinéia.
Liberados para ir para casa, os gêmeos passam a representar outro tipo de desafio: como lidar com duas ou mais crianças ao mesmo tempo no dia a dia? Com a experiência de quem lida com famílias de gêmeos, Edinéia aconselha: “O ideal é aproveitar o período da gestação para estruturar esta fase, pois certamente a mãe precisará de ajuda, especialmente enquanto os bebês forem pequenos”, comenta. Depois de estabelecidas as rotinas, o susto de ter mais de um bebê por vez dará lugar à alegria. Ou à bagunça. Ou a uma alegre bagunça!