Cheguei com o bebê em casa: e agora?
A chegada em casa, com o bebê vindo da maternidade, inaugura uma fase de muitas dúvidas e aflições para mamães e papais, principalmente os de primeira viagem. Curativo do umbigo, banho e troca de fraldas: verdadeiros enigmas que, no fundo, só demandam a orientação correta e um pouco de prática.
Entre sete a 14 dias após o nascimento, o coto umbilical cairá e, ao longo deste tempo, ele escurecerá. Até cair, deve ficar bem ventilado, pois as secreções poderão ser normais, desde que não fétidas. “Para tratá-lo, deve-se usar solução alcoólica 70%, passado bem na base e ao redor do umbigo no mínimo 3 vezes por dia”, destaca Dr. Francisco Dutra, neonatologista da Pro Matre Paulista.
O banho poderá ser feito a qualquer hora, preferencialmente no horário mais quente do dia, entre 11 horas e meio dia. Não é preciso que a água seja fervida, devendo ser usada diretamente da torneira. A temperatura poderá ser avaliada no dorso da mão ou no cotovelo. O sabão pode ser liquido ou em pedra. Se optar pelo sabão líquido, evitar quantidade excessiva, pois ele retira a gordura da pele, que é um protetor natural do ser humano. E atenção: não use talco e nem perfume no bebê.
“Quanto às fraldas, suas trocas deverão ser frequentes, evitando-se, assim, a assadura.“ Lembre-se que, após a mamada, deverá ser conferida se a fralda está suja e obrigatoriamente deverá ser trocada, mesmo com o risco de o bebê regurgitar à manipulação”, completa Dr. Francisco.
Alguns sinais são importantes para que os pais saibam se devem ou não retornar à maternidade com o recém-nascido. Em casa deve-se observar a frequência das mamadas (em intervalos de duas a quatro horas) e a quantidade de vezes que o bebê urina (em média, quatro a seis vezes por dia), além do controle da temperatura. Caso esteja tudo bem, a visita de rotina ao pediatra deverá ser em média de dois a três dias após a alta hospitalar.