A gestação de gêmeos não exige tantos planejamentos: mito ou verdade?
Isso é um mito. Ter um filho é algo maravilhoso na vida de um casal, no entanto, as responsabilidades podem assustar. A gravidez múltipla traz responsabilidades dobradas. No último post da série “Gêmeos”, Dra. Edinéia Vaciloto Lima, neonatologista coordenadora da UTI Neonatal da Pro Matre Paulista, explica como a gestação pode ser um momento de planejamento.
É preciso planejar desde os detalhes mais simples, como o cuidado dos bebês, até os mais complexos, como a situação econômica da família. “A mãe que vai ter gêmeos ou trigêmeos deve aproveitar o tempo da gestação para se estruturar no cuidado dos bebês, pois certamente precisará de ajuda nos primeiros meses”, alerta.
Uma das primeiras decisões a serem tomadas é a escolha da maternidade. A Pro Matre Paulista situa-se acima dos números de referência mundiais quando se trata de partos de gêmeos. Isto se justifica, basicamente, pelo grau de especialização da maternidade no cuidado com prematuros.
Se você descobriu que está grávida de gêmeos, sente com seu parceiro e comece a planejar o futuro dos seus bebês. Quando a responsabilidade bater à porta, tudo será mais tranquilo.