Leite materno sai da mama logo depois do parto: mito ou verdade?
Isso é um mito. Algumas mulheres ficam preocupadas porque acabaram de dar à luz e ainda não têm leite para amamentar seus filhos. O leite materno só costuma “descer” dois ou três dias do parto. Na série “Amamentação”, Dra. Débora Manzione Passos de Oliveira, neonatologista da Pro Matre Paulista, explica o que é o colostro.
Nas primeiras mamadas, o bebê não ingere leite materno. Nesse período acontece a produção de colostro, um substância rala e esbranquiçada. É muito importante dar esse soro para o bebê, pois ele contém os primeiros anticorpos da criança. “O colostro contém os mesmos nutrientes do leite materno. Além disso, o ato de sugar estimula a produção de leite”, esclarece a neonatologista.
A “descida” do leite costuma coincidir com a alta hospitalar da nova mamãe. Nesse momento, muitas mulheres têm um aumento excessivo no volume das mamas, que pode até dificultar a amamentação. Não precisa entrar em pânico! A orientação é massageá-las e retirar um pouco do leite. Isso proporciona maior maleabilidade da pele e facilita a pega para o bebê.