A escola: a mãe e os benefícios
Na série “A ida à escola”, estamos abordando as dúvidas e as apreensões das mamães e papais sobre a ida dos filhos à escola e como lidar com essa nova fase. O conteúdo original desta série foi publicado no Anuário Caras do Bebê, produzido por profissionais da Pro Matre Paulista.
Como muitos sabem, a mamãe assume um papel de destaque nessa fase, principalmente por por dois motivos:
Primeiro, porque em geral é com ela que a criança passa a maior parte do tempo, principalmente se ela tiver amamentado o bebê nos primeiros meses de vida.
Segundo, porque a mulher tende a reagir a situações como essa baseada mais na emoção que na razão, daí a necessidade de se equilibrar emocionalmente antes de matricular seu filho e iniciar o processo de adaptação na escola, berçário ou creche.
Superada essa fase de transição, os benefícios virão. A função socializadora da escola é fundamental para todas as crianças, em especial para as que têm pouca convivência com outras. “Lá, elas aprendem a ceder, cooperar, esperar, ter limites e emprestar. Essas habilidades serão desenvolvidas por educadores, de forma estruturada e dirigida para cada faixa etária”, comenta a psicóloga Salete Arouca