A ordenha manual é pior do que a mecânica: mito ou verdade?
Isso é um mito. Embora, para algumas mães, a ordenha do leite materno possa parecer um pouco estranha, ela é fundamental para quem não pode estar presente para alimentar diretamente o bebê recém-nascido. No segundo post da série Desmame, Maria Mercedes Sakagawa, nutricionista da Pro Matre Paulista, dá dicas de como tirar o leite da mama.
Segundo a nutricionista, a ordenha manual é mais indicada do que a mecânica – que usa um instrumento para sugar o leite. Isso porque ela é natural e menos agressiva. No entanto, se a mulher se adaptar aos equipamentos mecânicos, tem a vantagem de um processo mais rápido. O principal cuidado que ela deve tomar é o de esterilizar todos os objetos envolvidos nesse tipo de ordenha.
Algumas dicas importantes para fazer a ordenha manual são:
-Massageie as mamas, usando os dedos indicador e médio para fazer movimentos circulares na mama inteira, sempre no sentido da aréola
– Após a massagem da mama, faça uma higienização da região areolar e do mamilo, com algodão umedecido em água fervida para cada uma das mamas.
-Despreze os primeiros jatos, pois é fundamental deixar o canal de saída do leite isento de resíduos da última ordenha/mamada.