Alimentação correta pode reduzir enjoos na gravidez: mito ou verdade?
Verdade. No primeiro trimestre da gestação, é comum que a gestante sinta fortes enjoos e desconfortos gástricos, como a azia. Uma boa alimentação é fundamental para aliviar esse tipo de desconforto.
“Para reduzir os enjoos, a gestante tem que ter uma alimentação mais fracionada, evitar alimentos muito gordurosos e não deve ficar muito tempo sem se alimentar”, orienta Luciana Costa, nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Fracionar a alimentação significa comer pequenas porções de alimentos de três em três horas. “Em alguns casos, recomenda-se que esse intervalo seja de duas horas, porque o volume de comida ingerido no início da gestação, principalmente se a mulher tem enjoo, deve ser bem menor. Essa ideia de que mulher grávida deve comer por dois é um mito. Ela não precisa aumentar a quantidade de caloria que está acostumada a consumir. Durante a gestação, esse aumento deve ser de apenas 300 calorias, o equivalente a dois pãezinhos por dia”, explica.
A gestante deve ingerir alimentos de todos aos tipos de grupos alimentares, no entanto, é preciso balanceá-los para manter uma dieta equilibrada e sem excessos. Procure sempre um nutricionista para que ele possa orientá-la melhor.