Amamentação: mitos e verdades
Logo após o nascimento do bebê, a nova mãe pode ter uma série de dúvidas sobre amamentação. As pessoas dizem muitas coisas que nem sempre são verdade. A Pro Matre Paulista tenta esclarecer algumas delas:
Bebê que mama no peito precisa beber água?
Não, pois o leite materno contém água suficiente para hidratar o bebê. Além disso, é o alimento mais completo que existe. Por isso, não é preciso oferecer mais nada à criança durante os seis primeiros meses de vida.
O bebê deve mamar 20 minutos em cada peito?
Isso é um mito. Cada bebê tem uma necessidade de alimentação específica. Em casa, a mãe deve oferecer o seio sempre que a criança quiser mamar, no entanto, o tempo que ela suga cada mama pode variar de um bebê para outro. Além disso, o bebê pode ficar satisfeito com apenas um dos seios. É importante, sempre, iniciar a mamada seguinte pela mama em que o ele mamou da última vez.
O bebê deve mamar de três em três horas?
Também é um mito. A necessidade de mamar varia muito. No entanto, é preciso ficar atenta para que o intervalo entre as mamadas não ultrapasse quatro horas. A mãe deve certificar-se de que o bebê está ingerindo a quantidade de leite suficiente para satisfazê-lo.