As mamas precisam ser cuidadas antes e depois da amamentação: mito ou verdade?
É verdade. No terceiro post da série sobre amamentação, a Pro Matre Paulista explica alguns cuidados fundamentais com as mamas durante essa etapa importante na vida da mulher. As dicas são da Dra. Luelene Ribeiro, pediatra da instituição.
Na fase da amamentação, é importante usar sutiãs firmes durante o dia e à noite. Para evitar que a pele do seio fique flácida depois do nascimento do bebê, opte pelos sutiãs de sustentação logo no começo da gravidez. Examine suas mamas diariamente, concentrando-se na região do bico e do seu entorno.
As rachaduras começam aparecer a partir do quinto mês de gravidez. Para evitá-las, aperte a aréola até sair um pouco da secreção produzida nesse período. Deixar esse líquido secar em volta da aréola e do bico para fortalecer a pele ao redor. Tomar um banho de sol diário com as mamas expostas também ajuda nessa tarefa.
Para a higienização das mamas, use apenas água. Evite sabonetes e não use cremes, óleos ou pastas. Quando utilizar produtos que previnem as estrias, não aplique na aréola do seio para não retirar a proteção natural dessa região.
Você pode ajudar o bebê nesse processo. Nas últimas semanas da gestação, extraia um pouco da secreção para facilitar as primeiras mamadas.
Tive meu bebê aí na ProMatre e as informações recebidas foram de extrema importância na minha vida. Sou mto grata, principalmente à uma senhora, enfermeira, que passava no quarto todos os dias pela manhã…infelizmente esqueci seu nome, mas ela foi maravilhosa.