Atenção à Depressão Infantil
Muitas vezes os pais a confundem com crises passageiras decorrentes da idade, mas a depressão é um problema sério e cada vez mais comum entre crianças.
Somente em 1970 a doença passou a ser reconhecida pela literatura médica e desde então os casos têm aumentado consideravelmente. Na última década, o índice de crianças entre 6 e 12 anos diagnosticadas com depressão infantil no mundo aumentou de 4,5% para 8%, segundo a Organização Mundial da Saúde.
É preciso que os pais fiquem atentos aos sintomas, conforme alerta Mariana Bonsaver, psicóloga da Maternidade Pro Matre Paulista. “Irritabilidade, alterações no padrão de sono e de alimentação, baixa autoestima, crises de choro, oscilações de humor, medo, agressividade e ansiedade são alguns dos principais sintomas”.
Outros sinais de que seu filho ou filha pode estar sofrendo de depressão são enurese e encoprese (emissões involuntárias de urina e fezes durante o sono), dores físicas e perda de interesse em atividades que a criança gosta de fazer.
Clique aqui e leia a reportagem completa no site da revista Claudia.