Bebês podem ter problemas de visão detectados ainda no berçário: mito ou verdade?
Verdade. Os dias seguintes ao nascimento do bebê são marcados por vários exames realizados no berçário da maternidade, local onde a criança é levada para tomar banho e ser examinada enquanto dura o período de internação. Após sua liberação do berço aquecido, que geralmente acontece três horas depois do nascimento, e depois de um exame minucioso das condições clínicas, o pediatra faz avaliação dos olhos. É o chamado Teste do Olhinho.
“Este exame é o reflexo que vem através das pupilas quando estas são submetidas a uma fonte de luz. Este reflexo é muitas vezes observado em fotografias com flash. Para que ocorra o reflexo, a luz tem que passar por todas as camadas do olho até sua retina, e voltar dando a coloração vermelha. Se isto não ocorrer, é porque ao longo do trajeto a luz não consegue chegar à retina, o que indica que há problema neste olho”, explica Dr. Francisco Brás, neonatologista da Pro Matre Paulista.
Detectado algum eventual problema, a equipe de Oftalmologia é acionada para indicar o tratamento ou a correção cirúrgica necessária para garantir a visão perfeita do bebê.