Caneta emagrecedora aumenta a fertilidade?
Após o caso de Laís Caldas, ex-BBB que estava tomando anticoncepcional e usando a caneta emagrecedora quando se descobriu grávida, surgiu o debate: este tipo de medicação corta o efeito do anticoncepcional?
A Tirzepatida, componente de uma das mais famosas canetas emagrecedoras, têm efeitos na fertilidade sim, causando piora na absorção de anticoncepcionais e melhorando a fertilidade como efeito do emagrecimento.
“Há uma correlação grande com obesidade e alterações na função ovariana. Mulheres obesas têm tendência a desenvolver anovulação crônica, que pode chegar a ser classificada como síndrome do ovário policístico e essa alteração na ovulação pode gerar infertilidade ou dificuldade para engravidar, já que a mulher não ovula como é o normal”, explica a Dra. Maíra Brandão, endocrinologista do Pro Matre Paulista. Por isso, usar a caneta emagrecedora pode reestabelecer a função ovariana e aumentar a fertilidade.
“Já há estudos que mostram efeitos diretos no ovário. O mecanismo bem descrito e certo é relacionado com a perda de peso e resistência da insulina, que melhora a ovulação”, diz a médica.
Ela também explica que a Tirzepatida promove uma alteração na forma como o comprimido do anticoncepcional é absorvido, o que não acontece com a semaglutida, que é o componente de outra caneta emagrecedora.
Leia também: Anticoncepcional na amamentação: dúvidas comuns
Para os homens, também ocorre um efeito benéfico do remédio na fertilidade, tanto pela redução de peso e controle glicêmico, quanto pelos efeitos na função dos espermatozoides. “Há uma melhora de produção hormonal, aumento da testosterona e com isso a melhora dos espermatozoides. Pacientes com obesidade têm tendência a ter diabete, que gera infertilidade”, explica a Dra. Maíra.
Por isso, para quem não deseja engravidar, durante um tratamento com caneta emagrecedora, o ideal é buscar alternativas ao anticoncepcional oral, como DIU ou método de barreira conjunto, como a camisinha. Converse com seu médico para encontrar a melhor opção!
Para ler o artigo completo, clique aqui.