Choro do bebê é um indicador importante: mito ou verdade?
É verdade. Os bebês ainda não sabem se expressar verbalmente, por isso, choram para indicar suas necessidades mais básicas. No último post da série Cuidados do bebê, o Dr. José Claudionor Silva Souza, pediatra da Pro Matre Paulista, dá dicas importantes de como interpretar esse choro.
“Criança não chora só quando tem fome, portanto, quando isso acontece, não é sinal de que ela necessariamente precisa mamar”, explica o pediatra. Para saber se o recém-nascido está se alimentando bem, preste atenção na quantidade de xixi que ele faz. Como o leite materno é a única fonte alimentar dele, esse é um bom indicador para saber se ele está bem alimentado.
Quando os bebês choram de frio, é preciso tomar cuidado para não agasalha-lo demais, pois isso também pode causar desconforto e aumentar demais a temperatura do corpo.Outra causa comum do choro nos primeiros dias é o desconforto da fralda cheia de xixi ou cocô.
“O fator mais comum para o choro do bebê é o estresse do ambiente: pais estressados transferem essa tensão para a criança, por isso também é tão importante manter a tranquilidade”, orienta. Cólicas são comuns a partir da segunda e da terceira semana, elas também podem fazê-lo chorar.