Chupeta: verdades e mitos
Além da função nutritiva, a sucção também é uma fonte de prazer para o bebê. Por isso, muitas mamães têm dúvidas se a criança deve ou não usar chupeta. Por esse motivo, as mães utilizam esse objeto na tentativa de acalmar o bebê. O que se observa, na maioria das vezes, é que as mães, ansiosas e intranquilas, usam a chupeta para fazer seus filhos pararem de chorar.
A chupeta ortodôntica e utilizada com o monitoramento de um profissional habilitado para treino de motricidade oral pode trazer benefícios para o bebês pré-termos (com menos de 37 semanas), hipotônicos e/ou que apresentem dificuldade para sugar seio materno. Para os bebês nascidos de termo (37 a 40 semanas), que não apresentam dificuldade para amamentar, o uso da chupeta deve ser evitado, principalmente nos primeiros dias de vida, pois o bebê poderá fazer confusão de bicos (seio materno x chupeta) e apresentar dificuldade para sugar seio materno.
O uso da chupeta não ortodôntica pode propiciar alterações da arcada dentária e dificuldades na fala. É importante ressaltar que a sucção digital (dedo), também não nutritiva, é mais prejudicial para a arcada dentária e fala que a chupeta, portanto deve ser evitada