Complicações são mais sérias na gravidez tardia: mito ou verdade?
É verdade. A mulher que engravida depois dos 35 anos tem maiores chances de desenvolver complicações, que podem prejudicar a saúde do bebê e o bom andamento da gestação. Na série “Gravidez tardia”, Dr. Felipe Favorette Campanharo, clínico da Pro Matre Paulista, enumera as principais complicações para essas mães.
“As complicações mais frequentes nas gestações tardias são a doença hipertensiva específica da gestação, conhecida como DHEG, o diabetes gestacional, o risco de prematuridade e os problemas cardíacos”, explica. Todas as mulheres com mais de 35 anos, mesmo que tenham engravidado sem a necessidade de um tratamento de reprodução assistida, correm maiores riscos.
Atualmente, graças ao desenvolvimento da medicina e da UTI Neonatal, esses problemas são mais contornáveis, embora, ainda representem grandes riscos para a saúde da mulher e do bebê. Se você pretende realizar o sonho de ser mãe depois dessa idade, procure um profissional especializado, capaz de dar toda a assistência que você precisa durante o acompanhamento pré-natal e na hora do parto.
Quais os cuidados que uma mulher de 40
Anos que engravida naturalmente deve
tomar?