Contração é sinônimo de trabalho de parto: mito ou verdade?

Mito. Há vários outros sinais do trabalho de parto.

“É normal ter contrações durante toda a gestação, principalmente nos últimos meses. A contração de Braxton-Hicks melhora a circulação placentária. São contrações diferentes do trabalho de parto, que ajudam na manutenção da gestação. Quando a gestante entra em trabalho de parto, as contrações são mais frequentes e com uma duração maior. Se aparecerem a cada dez minutos, por, pelo menos, duas ou três horas, ela pode vir para a maternidade para verificar se está realmente iniciando o trabalho de parto”, orienta a enfermeira Ana Cristina Palmieri.

É muito importante ficar tranquila nesse momento. Quando as contrações ritmadas começam a aparece, ainda dá tempo de chegar, sem pressa, ao hospital. Uma dica importante é ter o telefone do seu médico sempre por perto. Ele pode ajudar a identificar o trabalho de parto.

Reconhecer o momento em que o bebê está prestes a nascer é muito importante. Os sinais de trabalho de parto nem sempre são evidentes. Os sinais mais comuns de que o parto se aproxima são: perda do tampão, contrações ritmadas, rompimento da bolsa, dilatação e até sangramento.

“A gestante terá perda de líquido, pois, quando a bolsa é rompida, o líquido amniótico é liberado. Nós orientamos a colocar um absorvente, andar um pouco pela casa e, se continuar saindo líquido, que ela venha para a maternidade. Se houver um sangramento de maior intensidade, também deve vir – um pouco de sangue pode ser liberado na dilatação”, acrescenta Ana Cristina.

Quando entrar em trabalho de parto, não se desespere. Dirija-se, com calma, para o hospital. Você pode ligar para seu médico antes de sair. Ele confirmará o parto e pode passar algumas orientações.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Pular para o conteúdo