Crescimento de gêmeos depende da idade com que nasceram: verdade ou mito?
É verdade. A chance de uma gravidez múltipla terminar antes do tempo ideal é muito grande. Na série “Gêmeos”, Dra. Edinéia Vaciloto Lima, neonatologista coordenadora da UTI Neonatal da Pro Matre Paulista, explica por que o desenvolvimento de gêmeos pode ser mais complicado.
O desenvolvimento de bebês gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos depende muito do grau de prematuridade com que eles nascem. Os pré-termo tardios – nascidos com mais de 34 semanas – não costumam demorar a ganhar peso, e logo alcançam o desenvolvimento dos bebês nascidos no tempo esperado. Já os bebês que nasceram com menos de 34 semanas de gestação podem demorar até 18 meses de vida para chegar nesse padrão normal de peso e comprimento.
Segundo a neonatologista, é bastante comum que os irmãos gêmeos tenham diferenças entre si, pois durante a gestação um dos bebês pode receber mais nutrientes que os outros, por uma série de fatores. Se você descobriu que está grávida de gêmeos procure um bom obstetra para que ele possa fazer um ótimo pré-natal.
Meus filhos, gêmeos univitelinos, nasceram de 30 semanas devido a um descolamento prematuro de placenta. Tive uma gestação tranquila e o médico que acompanhou meu pré-natal é excelente (Dr. Ricardo Facciolli).
Enfrentamos muitas dificuldades pois a saúde deles sempre foi muito frágil.
Hoje eles estão com 3 anos e já acompanham o desenvolvimento para a idade.
Muitas pessoas não entendem as dificuldades de manter uma gravidez múltipla até o final e recebi muitas críticas e julgamentos, a ponto de ser acusada de colocar a vida dos meus filhos em risco. Mesmo seguindo todas a orientaçoes médicas para uma gravidez de alto risco, fatalidades acontecem, ninguém pode prever as reaçóes do corpo humano. O importante é ter tranquilidade, se cuidar e esperar que a natureza se encarregue do resto.