Dentes de leite não têm tanta importância: mito ou verdade?
É um mito. Ter uma boa saúde oral implica em fazer a higienização da boca mesmo antes de eclodirem os primeiros dentes do bebê. Nessa fase, a gengiva deve ser limpa com uma gaze úmida pelo menos uma vez por dia. Na série, “Dentição”, Dr. Paulo Roberto Pachi, neonatologista da Pro Matre Paulista, explica a importância dos dentes de leite.
Apesar de não serem permanentes, os dentes decíduos têm um papel importante, pois eles são necessários para mastigar, dar espaço para os dentes permanentes e permitir o desenvolvimento adequado dos ossos da mandíbula e dos músculos envolvidos com a respiração e a mastigação. Algumas dessas peças não são substituídas até a adolescência – é o caso dos dentes molares. A amamentação também é fundamental para o desenvolvimento adequado dos maxilares e da mandíbula. Ela favorece a mordida e a oclusão.
Assim que aparecer o primeiro dentinho na boca de seu filho, procure um dentista. Essa consulta serve para evitar eventuais problemas e avaliar a higiene oral e a saúde em geral da criança. Acostume seu filho desde cedo a ir ao dentista.