Depois da 12ª semana, posso comer peixe cru: mito ou verdade?
É verdade. É comum ouvir falar que a futura mamãe não pode comer alimentos crus durante a gestação inteira. O peixe é a única carne que pode ser ingerida dessa maneira, a partir da 12ª semana de gestação. Na série “Primeira Viagem”, Dr. Marco Capel, obstetra da Pro Matre Paulista, explica melhor essa restrição alimentar para as novas mamães.
Durante as primeiras semanas da gravidez, a mulher deve ter um cuidado redobrado com a alimentação. “O cuidado nos primeiros meses é essencial, já que se trata de uma fase de formação de órgãos”, explica o obstetra, em consultoria para o Portal Terra. Depois desse período, a futura mamãe pode voltar a ingerir o peixe cru, sempre fresco. Preste atenção na qualidade dos alimentos servidos nos restaurantes de comida japonesa.
A restrição deve continuar para outros tipos de carne, mal passada ou crua, como quibe cru. “É melhor evitar durante toda a gravidez, a fim de afastar a possibilidade de contrair toxoplasmose”, orienta. Essa doença é transmitida por um protozoário que, geralmente, encontra-se nas fezes de gatos ou na carne crua e em outros alimentos mal cozidos e contaminados. Para o bebê, a toxoplasmose pode causar sérias sequelas, como encefalite, lesões oculares e prejuízo importante da visão.
Leia a matéria original, aqui.
Fonte: Portal Terra