Desconfortos durante a gestação: quando eles aumentam?
Normalmente, no terceiro trimestre da gestação.
É neste período, com a barriga já grande, que aumentam os desconfortos. Um deles é a necessidade de urinar com frequência. Este fenômeno, conhecido como polaciúria, se dá devido ao aumento da pressão do útero sobre a bexiga, sendo mais comum no primeiro trimestre e no final da gravidez. Também é comum que as futuras mães sintam um desconforto maior devido ao aumento do peso do bebê, o que pode causar dores lombares e pélvicas. Atividades físicas de forma moderada e fisioterapia são recomendadas e podem contribuir para um maior bem-estar.
7º mês – Há necessidade de um cuidado especial com pernas e tornozelos, que costumam inchar devido à retenção de líquidos. Principalmente para mães com tendência a varizes, o ideal é usar meias elásticas nesse período.
8º mês – Dores nas costas pelo peso da barriga são comuns, assim como a sensação de falta de ar, já que o útero pressiona o diafragma. O estômago também fica pressionado e o ideal é se alimentar em pequenas porções.
9º mês – O desconforto para dormir é maior, e a melhor forma é de lado. É preciso controlar a ansiedade até a chegada do grande momento.
Para melhorar o desconforto, principalmente durante o sono, peça algumas dicas ao médico. “O ideal é evitar longos períodos em pé ou sentada, movimentando-se de vez em quando, além do uso de meia elástica, que ajuda a diminuir o desconforto e a reduzir inchaços e varizes”, comenta o ginecologista e obstetra Dr. Luiz Fernando Leite.