Devo começar o banho pela cabeça do bebê: mito ou verdade?
É verdade. A hora do banho é um momento bastante divertido tanto para o bebê como para os pais. É uma boa oportunidade de estreitar os laços com o pequeno. Mas é importante tomar alguns cuidados para tornar esse momento ainda mais saudável.
“A gente sempre começa o banho pela cabeça porque a água ainda está limpa. Lavamos o rosto do bebê primeiro só com água, sem sabão, e, em seguida, lavamos a cabecinha com um sabão especial para bebês”, orienta a enfermeira Thalita Halasc.
Outra dica importante é não deixar a cabeça da criança molhada por muito tempo. “Orientamos a lavar a cabeça e já secar porque a criança perde muito calor por essa parte do corpo. Se for um banho rápido, não tem necessidade, mas, se a mãe perceber que está ficando atrapalhada, é bom fazer esse procedimento. Depois ela pode dar banho no resto do corpo, primeiro na frente e, depois, nas costas”, acrescenta.
A última coisa que os pais devem lavar é sempre o bumbum. A ideia é evitar contaminações, pois quando lavamos essa região do corpo do bebê, a água da banheirinha fica suja.