É verdade que a mamãe também se beneficia com a amamentação?
Sim. É bastante comum ouvir falar das vantagens da amamentação para os recém-nascidos. No entanto, a amamentação também faz bem para a mamãe. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, Dra. Clery Bernardi Galacci, neonatologista , cita alguns desses benefícios para a mamãe.
A amamentação gera mudanças imediatas no organismo da mulher. “Os benefícios imediatos são a redução do sangramento, o retorno ao tamanho uterino normal e a volta ao porte físico, graças ao maior gasto energético. Isso tudo acontece porque, quando o bebê suga o seio da mãe, ele estimula a produção de um hormônio chamado ocitocina, que faz a contração uterina”, explica.
Além dessas transformações, esse ato também provoca mudanças futuras para a mamãe. “No longo prazo, por toda alteração hormonal que a mulher sofre nesse período, observa-se uma diminuição na frequência de câncer de mama, útero e ovário e uma redução de osteoporose na menopausa”, acrescenta.
Por esses e muitos outros benefícios para o bebê, é fundamental amamentá-lo até os seis primeiros meses de vida, momento em que a alimentação exclusiva de leite materno já não é suficiente para garantir todos os nutrientes de que ele precisa.