É verdade que bebês podem ouvir desde o útero da mãe?
Sim. Segundo o Dr. Paulo Pachi, neonatologista da Pro Matre Paulista, o sentido da audição é desenvolvido muito antes do nascimento. Ainda no útero, o bebê é capaz de ouvir os sons dos batimentos cardíacos da mãe e as vibrações da voz dela.
Ao nascer, os pequenos já desenvolveram uma boa compreensão e reconhecimento do som. Nos primeiros dias, eles se acostumarão a ouvir a voz dos parentes mais próximos e logo serão capazes de reconhecê-las. É interessante notar que, já nessa época, a voz da mãe exerce um efeito calmante para o neném.
A experiência com sons no mundo externo ao útero será muito importante para a compreensão da língua materna e desenvolvimento posterior da fala. Com o passar do tempo, o bebê começará a distinguir os fonemas (unidades pequenas de sons de uma palavra) desse idioma e tentará reproduzi-los. Logo, ele compreenderá o significado das palavras e entenderá o tom do discurso dos pais – de censura ou elogio, por exemplo.
É preciso lembrar que o ouvido do recém-nascido ainda é muito delicado. Por isso, não exponha seu filho a ruídos muito altos. Isso pode causar irritação e até dor.