É verdade que é possível minimizar os desconfortos em casa?
Sim. Quando recebe alta hospitalar, mais desconfortos físicos podem aparecer na nova mamãe. No último post da série forma física, especialistas da Pro Matre Paulista ajudam a minimizar esses incômodos.
Logo nos primeiros dias, a barriga da mulher ainda parece abrigar um bebê. Isso se torna um motivo de preocupação para muitas mães. A cinta pode ser um instrumento para reduzir esse desconforto. No entanto, é preciso consultar o seu médico antes de usá-la. “Normalmente, a mulher sente mais firmeza com a cinta, mas ela só deve ser usada nos primeiros sete ou dez dias após o parto. Depois disso, não tem muita função”, explica o Dr. Mauro Grynszpan.
As contrações abdominais, feitas uma semana depois do parto, podem ajudar a natureza a fazer com que a barriga distendida volte ao tamanho normal. Esse movimento vai permitir que os músculos do abdome comecem a se fechar, para, enfim, sua barriga começar a recuperar a forma de antes da gravidez. “Basta contrair a barriga, contar até dez e relaxar, repetindo o exercício três vezes por dia”, orienta Liss Labate, fisioterapeuta da Pro Matre Paulista
Segundo o obstetra, retomar a atividade física tem outro papel fundamental além da estética. “Ao se exercitar, a mulher produz endorfina, uma substância que vai trazer sensação de prazer e bem estar, ajudando a aumentar sua auto-estima e combatendo os efeitos da depressão pós-parto, tão comum nas mulheres”, esclarece.