É verdade que leite materno ordenhado pode se contaminar?
Sim. Por ser naturalmente isento de contaminações, quando o bebê toma diretamente o leite materno do peito da mãe não corre o risco de ficar exposto a microrganismos provenientes do armazenamento. Na série Desmame, a nutricionista Maria Mercedes Sakagawa, responsável pelo Lactário da maternidade Pro Matre Paulista, dá algumas dicas de como evitar contaminações.
Ao ser ordenhado, a armazenagem do leite requer alguns cuidados importantes. Segundo a nutricionista, é fundamental que a mãe faça a ordenha após o banho, retirando pulseiras, anéis e relógio, mantendo os cabelos presos com touca ou lenço e colocando uma máscara descartável ou fralda sobre o nariz e a boca. Além desse cuidado, é fundamental que ela lave as mãos, com água e sabão, até o cotovelo. Depois de enxaguar bem, deve secá-las com toalhas limpas ou papel descartável.
Todo o material usado para a armazenagem (frascos, tampas e equipamentos, no caso de ordenha mecânica), deve ser lavado com detergente e água corrente, e, depois, fervido por 10 minutos em fogo brando. A validade do leite armazenado na geladeira é de 12 horas, e, no congelador, de 15 dias.
Devidamente armazenado, o leite pode ser oferecido à criança na ausência física da mãe, de preferência evitando o uso de mamadeiras, para evitar que ela se acostume com bicos artificiais.