É verdade que o bebê não engorda porque o leite da mãe é fraco?
Isso é um mito. No segundo post da série sobre amamentação, as dicas da Dra. Luelene Ribeiro, pediatra da Pro Matre Paulista, explicam por que isso não é verdade. O senso comum costuma atribuir causas arbitrárias para todos os fenômenos que não consegue explicar. Não existe leite materno fraco. O organismo de cada mãe produz esse alimento, completo em relação aos nutrientes essenciais, na quantidade ideal para o bebê.
Como a amamentação pode trazer algumas dúvidas para mães de primeira viagem, talvez esse seja o motivo desse tipo de crendice. É comum surgir certa insegurança no começo. Dificuldades com a posição, dúvidas quanto à quantidade que o bebê está mamando, ansiedade e inexperiência podem atrapalhar o momento. Em breve, você estará completamente adaptada à nova realidade e as coisas que antes costumavam preocupar serão consideradas banais.
É fundamental esclarecer todas as dúvidas. Procure seu médico e troque experiências com outras mulheres que estão amamentando ou que amamentaram há pouco tempo. Isso trará mais confiança e segurança para você aproveitar esse momento de contato intenso com seu filhote.