É verdade que os homens não têm problema de fertilidade?
Não. Durante muitos anos os médicos acreditaram que os problemas de fertilidade estavam exclusivamente relacionados às mulheres. Graças a uma mudança na forma de pensar da sociedade e aos avanços da ciência, sabemos que isso não é verdade.
As causas da infertilidade podem ser masculinas, femininas, ou ainda, uma soma de problemas desses dois lados. “Existem vários trabalhos que dizem que as causas masculinas estão apenas um pouco abaixo das femininas em termos de ocorrência, ou em igual posição. Grosso modo, eu diria que está 40% para o homem, 40% para a mulher e 20% para o casal”, explica Dr. Vamberto Maia, ginecologista e especialista em Reprodução Humana do Grupo Santa Joana.
Segundo o especialista, do ponto de vista feminino, as causas que mais se destacam são a má ovulação, a endometriose e os problemas de trajeto de útero e de trompa. Para o homem, as causas mais comuns são as alterações no sêmen, como a baixa contagem de espermatozoides e a incapacidade de fecundar o óvulo.
Se você não consegue engravidar há mais de seis meses, procure, com o seu parceiro, a ajuda de um especialista. Não se desespere! Muitos problemas de fertilidade podem ser corrigidos.