É verdade que pai também amamenta?
Sim. Pai não é mais aquela figura ornamental que assiste ao desenvolvimento dos filhos sentado no sofá. O genitor ganhou novas funções nos últimos anos. Durante a amamentação, é comum que eles se sintam excluídos ou deslocados ao ver a esposa e o bebê nesse momento mágico. Isso não precisa ser assim. O Espaço Família, do site da Pro Matre Paulista, ajuda os casais a resolver esse problema.
Basta um pouco de boa vontade e disposição para incluir o parceiro nesse gesto especial. “No período pós-parto, o pai é muito importante para a mãe, representando uma fonte de segurança e tranquilidade nesse momento de ansiedade e incertezas, principalmente quando se trata do primeiro filho”, comenta Flavia Ianzini Carnielli, psicóloga da Pro Matre Paulista.
Pequenos gestos, como fazer companhia a mamãe, conversar suavemente com o bebê, ou simplesmente ir buscar água enquanto ela amamenta, podem fazer muita diferença. Eles são fundamentais para ampliar o vínculo entre o casal. Quando a mulher volta ao trabalho, os pais também podem ajudar com a amamentação, oferecendo ao bebê o leite materno que foi congelado.
Não há motivos para se sentir excluído. A principal dica é conversar com a mamãe sobre essas inquietações e tornar-se mais proativo no cuidado com o filhote.
Confira outras dicas para os papais no Espaço Família da Pro Matre Paulista, aqui.