É verdade que toda gestante enjoa como a duquesa de Cambridge?
Isso é um mito. Embora os enjoos sejam comuns na gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, nem toda mulher apresenta sintomas intensos como a duquesa de Cambridge. Nos últimos dias, todos os jornais do mundo noticiaram a gravidez da duquesa Kate Middleton, casada com o príncipe William da Inglaterra. A jovem, que sofre de severos enjoos e vômitos constantes, ficou internada quatro dias.
Denominada de hiperêmese gravídica, essa complicação acomete de 0,5 a 2% das grávidas. Os sintomas costumam aparecer no início da gestação e diminuem, geralmente, após quatro meses. Caracterizada pela presença de vômitos intensos, que podem levar à perda de peso e desidratação da mulher, a hiperêmese gravídica deve ser tratada com antieméticos (remédios contra enjoo). Caso a medicação via oral não seja eficaz, ela passa a ser administrada de forma intravenosa. Nos casos mais severos, corticoides são usados.
Se a mamãe perder muito peso, a complicação pode ser agravada. Ela pode ter um distúrbio metabólico, por causa dos vômitos, e até sofrer uma lesão cerebral. A principal causa da complicação ainda não é conhecida. No entanto, sabe-se que a doença é mais comum em mulheres que esperam gêmeos, com hipertireoidismo, diabetes, ou aquelas que tomam muito hormônio.