Estresse pode impedir a gravidez: mito ou verdade?
Deixar-se influenciar pela vida estressante de uma cidade grande não é a melhor receita para quem quer engravidar. O estresse é um estado de alerta, em que o nosso organismo adota algumas mudanças metabólicas radicais para enfrentar qualquer perigo ou ameaça.
Nessa situação, estímulos estressantes externos interferem no trabalho de uma região do cérebro denominada de hipotálamo, responsável por regular processos metabólicos e atividades autônomas (como apetite, sono, atividade sexual e emoções). Esse funcionamento diferente, durante um longo período de tempo, está relacionado ao desenvolvimento de diversos problemas endocrinológicos, dermatológicos, respiratórios e cardíacos.
O estresse pode interromper a ovulação da mulher e interferir na quantidade de esperma produzido pelo homem. Por isso, se você pretende engravidar, o ideal é levar uma vida mais tranquila e saudável. Uma dica para ficar mais calmo são as atividades de relaxamento com música. Outra opção é a atividade física, que produz uma sensação de bem-estar. Tente fugir um pouco do ritmo frenético do dia a dia.