Existe depressão pós-parto em homens: mito ou verdade?
É verdade. Nos últimos anos, os profissionais da saúde têm percebido que a depressão pós-parto em homens não só existe como também é recorrente. Enquanto nas mulheres esse fenômeno pode causar oscilações de humor provocadas por alterações fisiológicas, nos homens ela é causada por questões psicológicas.
Como as novas mamães costumam direcionar todas as atenções para o recém-nascido, é comum que os pais se sintam mais isolados nessa época. Algumas mulheres ainda deixam o companheiro em segundo plano, o que contribui para aumentar essa sensação de rejeição.
O afastamento sexual do casal também pode agravar essa situação. “Por ação hormonal, a mulher tem sua libido adormecida durante a fase de amamentação”, comenta Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra e diretor de relacionamento da Pro Matre Paulista.
Para minimizar essa situação, é fundamental que o homem expresse o desconforto para a parceira. Outra dica importante é estimular a participação do papai tanto no cuidado com o bebê e com a gestante como com as tarefas domésticas desde a gestação. Foi-se o tempo em que os homens não estavam presentes na criação dos filhos. Agora, as mamães também devem prestar atenção aos sentimentos do seu parceiro.
Conheça mais dicas para os papais no Espaço Família da Pro Matre Paulista, aqui.