Médica da Pro Matre fala sobre a “gravidez silenciosa” ao UOL
Após o caso da atriz Klara Castanho, que descobriu a gravidez dias antes de dar à luz, o site Universa, do UOL, publicou uma matéria explicando a “gravidez silenciosa”.
A Dra. Carla Delascio, ginecologista e obstetra do Centro de Medicina Integrativa do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, deu entrevista ao site para explicar como isso acontece. “Não temos dados estatísticos, mas é algo raro”, disse a médica.
Ela explicou que é mais comum acontecer em mulheres que têm irregularidade menstrual, atletas ou que têm sobrepeso ou obesidade. A musculatura abdominal em alguns casos também pode disfarçar a barriga. “Tem algumas pacientes com a musculatura abdominal muito tonificada, que não deixa o útero ficar tão saliente. Aquelas que fizeram abdominoplastia, que também têm uma região com mais tensão abdominal, podem não ter a percepção de volume. As barrigas maiores estão relacionadas à fraqueza muscular”, explicou a Dra. Carla.
A médica ainda disse que alguns sintomas da gravidez podem ser confundidos com aqueles do período pré-menstrual, como a sensibilidade nas mamas.
Leia a reportagem completa aqui.